Tuesday, February 23, 2016

Heading for west

A nossa Escola de idiomas ficava em Caxias do Sul, estado do Rio Grande do Sul - muito Sul para um lugar só. Eu tenho algo com o ponto cardeal SUL.

O Polo Sul é lindo. Tenho admiração por aqueles que já visitaram o Polo Sul. Cinco coisas que quero fazer na vida, que vão me enlouquecer, no bom sentido da expressão "enlouquecer":

#1 Andar de SUBMARINO
#2 Meditar no Nepal
#3 Conhecer a Amazônia
#4 País dos sonhos de muitos anos:  South Africa
#5 Residir num iglu, e visitar o Polo Sul. Será que dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo? Acredito que para ter iglus, é obrigatória a presença de esquimós, eu acho. Vai ter que sera Alasca, Sibéria ou Islandia. Tá valendo.

Well, só sei que agora que tenho 40 anos, vou trabalhar numa escola de idiomas em que o meu "chefe" será o meu pai... Isso vai ser "Sul-Real".

Voltar a morar em São Paulo, depois de 26 anos viajando por aí no planeta, agora vou para o Oeste. Enquanto o Sul do Brasil soa europeizado, o Oeste soa indígena e isso é tão bom.

Índios compreendem a natureza de forma tão ampla, tão espectular por conta das línguas das tribos indígenas do Brasil, por conta de seus costumes e educar por meio de estórias e experiencias. Os curandeiros e as ervas... Nada de Unimed e antibióticos. Sem falar nas pinturas corporais e os assessórios da mata. Eu sou índia.

Eu sempre comento de um amigo de infância Hamilton que mora no Acre e é professor de Tupi Guarani. As Línguas que não possuem escrita, me chamam muito a atenção. Como será a estrutura das frases? Elas teriam substantivos, verbos, pronomes?

Sei que descobri uma língua originária nas Ilhas Canárias, no meio do Atlântico, não muito longe da Península Ibérica, quase África. A língua se chama El Silvo. Nas ilhas, a população fala espanhol e um outro idioma muito especial totalmente baseado em assovios.

As Ilhas Canárias são chamadas assim por ter muitos canários. Os habitantes da ilha asssoviam tão lindo quanto as aves. Há canais de rochas naturais por todas as ilhas, o que geram uma excelente acústica; alta o suficiente para serem ouvidos na ilha vizinha através de assovios coordenados e que o mensagens claras.

O melhor ainda está a ser citado... As crianças das Ilhas Canárias aprendem tal idioma na escola. Isn't that beautiful?

Eu adoraria que o latim voltasse a ser disciplina obrigatória, não só o latim, mas como também o Grego. São tão importantes para compreendermos melhor as Ciências e as Artes.

A PBF Caxias do Sul, quinze anos de existência morreu em 10 de Janeiro de 2016, o dia em que David Bowie se foi. (PBF CX do SUL = ★27-10-2001 ~ †10-01-2016) Acho, sinto, eu vi ela ser tirada das minhas mãos por meio de impostos, custo altíssimo para registrar  funcionários, planos de saúde pesados, medicações caríssimas (meu marido e eu adoecemos), IPVA alto, IPTU alto, Gasolina Alta, faculdade quase $2000 por mês INSS, Já ouvi falar num tal sindicato de professores, secretários, e sindicato de logista, de empresário, sindicato para sindicato... Epa, peralá!?

"Chamamos o fisco de leão, por que será?"

Serviço de telefonia, os celulares e internet, calças jeans, tenis, confomínio, Pilates, bateria, Jiu-Jitsu, supermercado,  tudo pela hora da morte... O que o sujeito paga por um tênis, ele poderia pagar uma parcela do financiamento do apto... Aqui tudo é Caro. Tirar a Carteira de Motorista, tirar passaporte, casar-se, divorciar-se,  sem contar adquirir o próprio automóvel é absurdo total. Viajar é Caro. Passagem de avião é cara. Ovos de Páscoa para quê? O troço ainda é oco por dentro e vem cá? Olhem bem. What the hell! As embalagens são douradas, prateadas, escandalosas, barulhentas: páscoa e natal são o ápice da cafonice.

Ai os ovos de Páscoa. Já estive em 13 psíses e só vi ovos de páscoa como o conhecemos aqui, nessa terra linda de doer. Fazemos também ovos personalizados como das Power Puff Girls, da Copa, e ficam pendurados no alto das prateleiras formando corredores de muito tempo e energia desperdiçados em Nome da Ressureição de Cristo. É completamente nonsense e custa 50Reais. Why?

Bom, voltando à minha lista...
#1 Andar de SUBMARINO
#2 Meditar no Nepal
#3 Conhecer a Amazônia
#4 País dos sonhos de muitos anos:  South Africa
#5 visitar o Polo Sul

Tirei o iglu da lista. Agora quero ser monge. Teria feminino de monge? Monga? Enlouqueci. Na verdade, sempre me chamaram de louca, ou que eu deveria trabalhar em Hollywood ou na Nasa. Cresci ouvindo dessas coisas.

Eu sou louca sim porque resolvi ser professora no Brasil. E o meu Marido mais louco ainda porque ele resolveu ser esportista quase-profissional depois dos 30 anos. No Brasil? Ele deve ter cheirado mertiolate na infância.

Carmen Fontes, uma ex-colega da Faculdade de Jornalismo, me disse que segundo o horóscopo chinês, estamos no ano do Macaco e que é ideal caminhar para o Oeste de vez em quando. Eu realmente não sei como isso funciona. E sei que de acordo com a astrologia, eu sou de aquário y a mi me encanta cambiar los pelos.

Quero ter mais contato com o outdoors. Quero visitar as cataratas de Foz do Igua-Sul e dessa vez navegarei nele. Ver de longe é lindo, mas é mais emocionante fazer Macuco: nome da prática de navegar com barcos motorizados com pilotos que também perguntam: com emoção, ou sem emoção? Adoro.

Não sei quando voltaremos a Caxias, mas vamos deixar nosso apartamento para alugar, ou vender, ou os dois. Agora não é, nem um pouco, o momento de vender. Ele vai ser nossa "pousada de inverno". Não quero transferir meu título, quero votar aqui. (Too late, já transferi). Meu Marido quer continuar competindo pela JA Bjj. (Too late, ele já se associou a outra federação). Hi

Os meus alunos me fazem falta. Todos eles. Queria ter dado "até logo" pessoalmente. Sabemos que não vamos mais voltar aqui e isso me dói. Eu me apaixonei por Caxias do Sul. Pelo estado gaucho, pela cultura, os locais me ensinaram a ser forte e a nunca desistir da luta. MBL me ensinou isso também.

Aqui, nessa cidade, fiz amigos e inimigos para a vida. Acho bom que nem todo mundo te admira, isso quer dizer que temos mais personalidade. Ou luz. Ou conhecimento. Rico é aquele que tem informação e sabe fazer bom uso dela. Ler, escrever, contar estórias são das coisas de que mais gosto na vida.

Sabe do que Eu também gosto? De ser Brasileira. Contrário do que os de esquerda acham, reclamamos SIM do Brasil, da corrupção, da violência Urbana, das escolas, Estradas e hospitais precários e dos corruptos. Mas lutamos pela mudança, e não pelo como posso explorar essa miséria e mantê-la.

Sempre, todo ano me reservo a oportunidade de fazer pelo menos uma coisa que nunca fiz na Vida. Em 2016 quero aprender mais, estudar mais, vou começar um MBA e contratar uma produtora em São Paulo para dirigir e produzir as minhas vídeo-aulas. Mas o que farei de diferente é viajar mais. Faz muito tempo que não saio do país.

Quero conhecer algum país da América Central ou do Sul (: se o dinheiro der. 👇A África do Sul ficará para um futuro longínquo.

Não vejo a Hora de ir para o Oeste. Vou morar numa casa, perto da família. Isso vai ser muito awkward. Faz 25 anos que moro em apartamento, e faz 25 anos que deixei São Paulo. Acho casas high maintenance; é cansativo manter limpa. Não Morro de amores por faxina, prefiro pagar. Como disse Minha ex-aluna arquiteta: " Eu estudei justamente para não ter que fazer faxina".
Ouch.

Pausa para o Café.
Quero pisar num iglu sim. E há submarine tours em Barbados. Uhm, Barbados (:

No comments:

Post a Comment

If you want your comment puplished, English writing is required.

Vacation and New Kitty in the Block

Is hope a feeling? Hell, yeah.  Is burden a thing? Double hell, yeah. Since vacation started (there is no accurate date when it ...